Agosto 23 | Portfólio
Primeiro trade de options. Vendas, compras, alterações e novas posições.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Como referi na edição número 10 do Quiosque Financeiro, o mês de Agosto está a ser patrocinado pelo Borja on Stocks. Isto não representa nenhum custo para o leitor e é bom para mim pois ajuda-me a continuar com este projeto. Assim que, para me ajudares basta clicares no link mais abaixo.
O Borja on Stocks é um Serviço de Apoio ao Investidor em Ações. Conta com uma biblioteca de mais de 2.400 análises a ações, em português, e um track record invejável nas cinco bolsas onde recomenda ações.
Um grande obrigado ao patrocinador deste mês, que nós traz de forma exclusiva um Mini-Curso gratuito.
👉 Um Mini-Curso Rápido de Análise de Ações.
De forma 100% gratuita, vai lá conhecer o seu trabalho. Basta clicar no link acima.
São 6 vídeos curtos de cinco minutos onde vais aprender o que são ações, múltiplos, como se calculam certos rácios de avaliação usados por analistas e outras coisas.
O mercado americano acabou de fechar. E faz algum tempo que não faço um update ao meu Portfólio, então vou dar um ponto de situação à data de hoje.
Neste post vais encontrar mais detalhes sobre o meu Portfólio, tais como:
👉 Alocações atuais (%)
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
É importante relembrar que opto por manter-me 100% investido em ações individuais e ETFs.
Se encontraste valor neste post e ainda não és subscritor do 100Mesada, convido-te a fazê-lo de forma gratuita.
👉 Alocações atuais (%) a 14 de Agosto de 2023
P.s Apercebi-me depois de criar a tabela acima que desta vez incluí a percentagem dos ETFs no portfolio enquanto que antes separava e mostrava apenas a parte das ações. Desta forma, parece que a percentagem de cada posição diminuiu mas não é o caso. Simplesmente agora estou a considerar os ETFs e antes normalizava para que as ações representassem 100%. Vou passar a representar assim o portfólio do 100M.
Desde a última atualização, o portfólio tem se mantido bastante semelhante. Decidi incluir os dois ETFs, para aumentar a minha nudez financeira a todos os que subscrevem. Muitos perguntam quais são os ETFs que tenho - bem aqui está a resposta.
Estes são os ETFs em que eu invisto e juntos têm um peso aproximado de 53% no meu portfolio. No futuro vou fazer um post sobre a minha estratégia de investimento e como livros como Little Bets e The 80/20 Principle, alteraram a minha perspectiva de investimento.
Os outros 40 e muitos % do portfolio são compostos por ações individuais. Voltei a ter 15 posições depois de ter comprado Zoom Info, conforme disse no meu twitter agora chamado X. A ação foi, na minha opinião excessivamente castigada depois dos resultados e eu aproveitei a oportunidade.
👉 Alterações ao portfólio
Portanto desde 15 de Maio - o último update,
Comprei ETFs religiosamente todos os meses.
Reduzi ligeiramente a minha posição na Meta, depois da ação ter subido mais de 240%. Ainda assim mantenho a posição de 3.6% (quarta maior) porque continuo a acreditar na história de investimento da empresa.
Vendi um terço da minha posição na Upstart a 63.04 antes dos earnings. Ainda bem que o fiz porque os earnings foram muito fracos e o risco desta play aumentou consideravelmente.
Com alguns dos precedentes aproveitei para reforçar oportunisticamente LVMH.
Aproveitei ainda a queda de 20% depois dos earnings da Datadog para reforçar a minha posição e baixar o meu preço médio. Reforcei a 88.50.
Como já disse acima, reentrei na Zoom Info, com uma pequena posição de cerca de 1%.
Com certeza os mais atentos notaram que 1.64% do portfolio está neste momento almoçado a options. Uma pequena parte com um perfil de maior risco, mas que tem a capacidade de aumentar os meus retornos (vamos ver).
Então, tenho dedicado mais tempo a estudar opções de empresas e como aumentar o meu rendimento através das mesmas, principalmente aquelas que já tenho em carteira com a Euronext. Para já considero que a venda de puts é a melhor arma a curto prazo para aumentar os retornos do meu portfólio do 100M.
Isto foi o que escrevi na edição #5 do Quiosque.
P.S. Esta semana fiz a minha primeira trade no mercado de opções. Vendi um put da Euronext, uma das minhas maiores holdings.
É portanto o meu primeiro passo noutro tipo de produtos financeiros. We are exploring!
Um put, ou opção de venda, confere ao seu titular o direito de vender no futuro a um determinado preço. Ao vender o put estou a vender um direito de venda.
Faz sentido?
Quero actualizar que a minha primeira incursão no mercado de opções, foi bem sucedida. Ganhei 40 euros ou melhor 39.25 depois dos custos de transação.
Em prol da nudez financeira exibida nesta newsletter, a prova.
Para terminar, estou bastante satisfeito com as alterações que fiz ao portfólio. Continuo a estar atento a mais oportunidades, principalmente no espaço tech.
Na watchlist tenho Nu Holdings e Greenvolt.
É tudo por hoje.
Obrigado por leres, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.