Fevereiro 24 | Portfólio
50 Trades depois. Earnings positivos e reforços nas empresas de ciber-segurança. Posição nova $NU
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Neste post vou falar do portfólio e aqui vais encontrar:
👉 Alocações atuais (%)
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
É importante relembrar que opto por manter-me 100% investido em ações individuais e ETFs.
Se encontraste valor neste post e ainda não és subscritor do 100Mesada, convido-te a fazê-lo de forma gratuita.
👉 Alocações atuais (%) a 8 de Março de 2024
Como explicado anteriormente, o portfólio é estruturado em 3 partes: ETFs, ações individuais e options. Sendo que os ETFs representam aproximadamente 50% da carteira. As options por uma questão de gestão de risco nunca deixo representar mais de 5 a 10% do portfólio do 100M. As ações o resto - abaixo o breakdown.
Como disse no mês passado, decidi retirar as opções e ETFs das % acima para simplificar visualmente, porque se não as percentagens ficam muito pequenas vs. o valor dos ETFs, e depois parece que nada mexeu, mesmo quando faço alterações. Digam-me nos comentários se é preferível assim ou todos os holdings.
Mais se quiserem façam me perguntas, usem esse botão👇
Porque alguns subscritores me perguntaram, os dois ETFs que tenho em carteira são:
iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)
Amundi S&P 500 UCITS ETF- EUR (C)
Nos últimos 6 meses tenho embarcado mais e mais pela trade de options por forma a aumentar o meu delta, para já com relativo sucesso, mas ainda estou a aprender assim que ainda não me sinto muito confortável a partilhar com tanto detalhe.
No portfólio tenho 17 holdings. Nestes meses estou também a seguir mais empresas, como por exemplo a Duolingo e Robinhood.
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
Finalmente automatizei o pagamento para a minha conta da DEGIRO, agora sempre que recebo o meu salário sai uma parte diretamente para a minha conta de investimentos. Recomendo fazeres isso com a tua corretora, seja ela qual for, assim pagas-te sempre primeiro a ti.
Devo referir que a DEGIRO é a corretora que uso desde 2018, e por transparência e também onde trabalho.
No que toca a ações individuais e trade de options fiz aproximadamente 50 trades este mês passado. Eu faço post da maioria das minhas transações no Twitter/X (ou lá como é que a plataforma se chama) em tempo real por isso se queres acompanhar o que faço, dá-me um follow no Twitter/X.
As transações foram especialmente para tomar partido dos earnings das empresas que tenho em carteira.
De forma mais granular e por ordem:
Varta: Como podes ver no gráfico acima foram executadas vários puts o que levou a constituir uma posição excessiva. A data de hoje a Varta é a minha maior posição do meu portfólio, com quase 12%, um número o qual não me sinto confortável. Para combater isto vendi calls options ligeiramente acima do meu BEP para me desfazer da posição. Os earnings são dia 28 de Março, assim que entre dia 15 e 28 vou reduzir a minha posição caso as calls não sejam executadas. Não tenho confiança na empresa ao ponto de ir para os earnings com uma posição tão grande.
NU Holdings: Em poucas palavras o NU é o Revolut Brasileiro. É o maior banco digital da america do sul e tem mais de 90 milhões de utilizadores. Curiosidade até já teve a Anitta no board de diretores como estratégia de growth. É uma plataforma extremamente sticky e os números fazem sentido - um exemplo a seguir no que toca a operating leverage e profitability. O único que me impede de continuar a comprar para além desta posição inicial é o panorama macroeconomico sul americano e a valorização da empresa nos últimos meses. Deixo abaixo um slide da última earnings call, para veres por ti.
Zscaller, Crowdstrike, Sentionelone: juntei todas estas empresas porque fazem parte do trio de ciber-segurança que eu acompanho nos últimos anos. Quando a Palo Alto Networks reportou os investidores ficaram desapontados com a mudança de direção da empresa, o que fez com que a $PANW enviasse a maioria das empresas de cibersegurança, como ZS, CRWD e S numa queda não fundamentada (na minha opinião). Assim, como estou bullish nestes nomes e no sector, aproveitei os saldos para reforçar as minhas posições nas 3 empresas ao longo destes dias. Os resultados das empresas foram também muito positivos. A Sentionel One reporta na proxima semana.
Euronext: vendi toda a minha posição, estou disposto a voltar a preços mais baixos. Realizei os meus ganhos e apliquei estes euros noutras ações que considero terem mais potencial, nomeadamente a NU e Zscaller. Estou a pensar também vender puts para colecionar os premiums enquanto conseguir, caso tenha de comprar não é uma empresa que me importe de ter no meu portfólio.
Mercado Libre: dobrei a minha posição quando a ação reportou no dia 22 de fevereiro. O mercado não gostou do que viu o que fez a ação cair mais de 10% mas eu não estou de acordo e reforcei. Os investidores a longo prazo vão ser capazes de indentificar o powerhouse que é a MELI e fazer zoom out do que foi um exercicio de contabilidade com as despesas one-off do quarter.
Snowflake: Reforcei na queda aquando do anuncio da saida do CEO Frank Slootman que enviou a ação para uns -20%. Como disse no Twitter: “algumas expectativas derreteram mas o mercado está a fazer uma tempestade no copo de água”. Para mim a história de investimento está intacta.
Neste incio de mês de março ainda não fiz nenhuma transação.
É tudo por hoje. Obrigado por leres, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.