Janeiro 2022 | Portfólio
E que mês! Ninguém fica indiferente a tamanha volatilidade..
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Aqui vai a primeira tentativa pública da minha série de portfólio updates. Aprendi muito com outros ao exporem os seus portfólios portanto espero que isto vos ajude tanto como outros me ajudaram a mim.
Arriscaria dizer que grande parte dos portfólios passou o mês de Janeiro no vermelho, com a excepção dos últimos dois dias. Foi um mês duro, com mais um sell-off geral nas empresas, mas especialmente empresas de software. Empresas essas que têm ótimas métricas de crescimento. É nestes momentos em que o mercado age de forma misteriosa (no curto prazo) e cabe-nos a nós fazer zoom-out e continuar a jogar o jogo (a longo prazo).
Não gosto de olhar para os desenvolvimentos macroeconómicos mas mesmo esses a curto prazo, não apresentam razões de queixa..A economia cresce nos Estados Unidos com o aumento no PIB e os níveis de desemprego e taxas de juros continuam muito baixos. Portanto, isto parece ser apenas uma rotação de investimentos para setores ‘mais seguros’.
Estou calmo, historicamente sei que o mercado tende a recuperar (a longo prazo). E neste momento tenho muita convicção nas empresas que possuo.
Vamos dar uma vista de olhos ao meu portfólio:
Vamos entrar agora em earnings season (a altura em que as empresas apresentam resultados) portanto espera-se uma fase onde haja movimentação no portfólio.
Datas de report:
Meta (Facebook) | 2 de Fevereiro
Accenture | 3 de Fevereiro
Datadog, Cloudflare, Euronext e Affirm | 10 de Fevereiro
Upstart e Zoominfo | 15 de Fevereiro
Amplitude | 16 de Fevereiro
Novabase | 17 de Fevereiro
Zscaler | 23 de Fevereiro
Aercap | 28 de Fevereiro
Snowflake | 2 de Março
Crowdstrike | 14 de Março
Para Monday e FlatexDEGIRO ainda não há datas concretas, e quanto a LMVH já reportou.
Comentários às ações:
É uma plataforma de observabilidade que as empresas podem usar para monitorizar sistemas, métricas e até bases de dados com o intuito de melhorar o desempenho. Conta com mais de 350 opções para integrar outras plataformas, o que em si mostra a stickiness do produto!
É a posição que tenho mais confiança, cerca de 13% do meu portfólio. Já tem este estatuto há algum tempo. Baseado nos mais recentes reports e os comentários de equipa de gestão, os resultados apontam para mais trimestres de sucesso.
Os resultados no passado setembro apontaram para um revenue growth de 75% YoY (year-on-year), uma aceleração face aos últimos resultados 66,8% em Junho e 51% em Março.
A empresa continua a lançar novos produtos e a atrair novos clientes. O número de clientes a gastar > 100k Dólares também cresceu para 62,6% YoY.
Plataforma IA que em conjunto com instituições financeiras (bancos) através de modelos de inteligência artificial facilita soluções de crédito e determina a fiabilidade de conceder empréstimos pessoais e/ou para automóveis.
Esta é uma posição complicada porque existe um potencial extremo combinado com incerteza e risco. No entanto, a meu ver a (potencial) recompensa compensa o risco. A empresa tem conseguido executar e tem uma ótima missão.
Infelizmente por não ser uma empresa SaaS os seus earnings podem ser mais irregulares, mas estou disposto a deixar a minha tese de investimentos correr para que a empresa possa materializar o seu potencial.
A Monday é um sistema operacional de trabalho que permite às empresas gerir de forma mais eficiente projectos e processos, de forma a ter uma visão holística do fluxo de trabalho na empresa .
A empresa tornou-se recentemente pública, mas tem apresentado métricas de crescimento realmente impressionantes.
A Revenue é de 83M e 95% YoY (year-on-year) growth
Conta atualmente com 613 clientes a gastar > 50k dólares, um crescimento de 30% QoQ (quarter-on-quarter)
Operating margin de -11,4% vs -14%.
Net margin também ainda não está positiva mas também regista um crescimento -13,7% vs -16%.
Um ponto menos positivo é que a Monday está sediada em Israel, e conta um volume de trading mais pequeno o que faz com que a ação seja mais volátil e mais difícil reduzir a posição caso haja notícias adversas. Além disso, sendo uma empresa tão recente, ainda não teve a oportunidade de construir um track record, o que faz com os meus níveis de confiança sejam mais modestos, apesar de acreditar no seu potencial.
Empresa no espaço de cibersegurança. No mês passado foi nomeada parceira da Deloitte, um gigante no mundo da consultoria, para formar uma plataforma de detecção e resposta aos ataques à cibersegurança.
Este é um setor onde tem sido anunciado muito investimento por parte do estado, portanto vou estar interessado em acompanhar os desenvolvimentos de potenciais negócios do governo Americano.
No entanto, sendo totalmente honesto, tenho que dizer que cada vez mais tenho pensado em vender ou reduzir a minha alocação nesta empresa.
A expectativa era que houvesse mais growth. Para mim a questão que fica é que mesmo com tanto vento em popa a empresa tem vindo a mostrar uma desaceleração face aos crescimento mostrados, e claro, que temos de ter em conta a lei dos Grandes Números (é MUITO mais difícil crescer algo que já é enorme).
Mais uma empresa no espaço de cibersegurança, que teve ótimos resultados nos últimos earnings em Outubro. A semelhança da CrowdStrike também foi nomeada parceira inicial no serviço da Deloitte.
Com uma Revenue de 230.5M, up 62%, YoY (year-on-year) growth
Gross Margin de 81% (O que significa que por cada Milhão de Dólares que eles vendem ficam com 810.000 - Impressionante no mínimo!)
O seu crescimento tem vindo a aumentar o que aguça a minha confiança na empresa, mas vamos ficar a saber mais nos próximos earnings que provavelmente vão ser anunciados em Março.
A Cloudflare foi primeira empresa onde investi a atingir um retorno de 200% (two fold) do meu preço médio de compra. Porém, a cotação da empresa tem vindo a cair desde então. A aposta na empresa está relacionada com o seu TAM (total addressable market) - que basicamente é o mercado que a empresa pode potencialmente conquistar.
A empresa tem estado a inovar e a lançar imensos produtos no seu espaço. A tese é que isso gere crescimento para os próximos trimestres. Contudo, o que os investidores, como eu, querem ver é a revenue growth a acelerar para > de 50%. É com esta aposta que vamos para os próximos earnings no dia 10 deste mês.
Plataforma go-to-market de Vendas B2B e Marketing. Todas as métricas têm vindo a acelerar e a apontar na direção certa. Eu até diria que se não fosse o nome, muitas vezes esta empresa é associada ao Zoom, a cotação não estaria tão reprimida.. enfim acham que posso sugerir ao Henry Schuck (CEO) uma mudança?
Em relação ao revenue growth sequencialmente a empresa apresentou 42%, 40%, 41%, e subitamente, em Dezembro de 2020, acelerou para 45%, seguido de 48% em Março de 2021, 57% em Junho e agora 60% em Setembro.
É uma empresa de serviços de armazenamento de dados em cloud que facilita às outras empresas uma gestão eficiente de grandes conjuntos de data.
É a segunda vez que tenho uma posição nesta empresa, vendi em Setembro de 2021 quando achei que a valorização da empresa estava a chegar a níveis demasiado altos para o meu conforto e aloquei os precedentes a outras posições.
No entanto com os mais recentes resultados que foram incríveis penso que a ação vai voltar a ter uma boa performance.
Revenue de 334M, up 110%, YoY growth.
Product Revenue Gross Margin de 74,6% uma aceleração face aos 69%, 63% e 58% dos últimos anos.
Número total de clientes aumentou para 5.416, sendo que 148 Clientes gastam >1 milhão de dólares, um crescimento de 128% de (148 vs 65 clientes)
Operating margin de 2,5% vs -8%
É um dos líderes de mercado em BNPL (Buy Now Pay Later), uma alternativa aos cartões de créditos com melhores taxas e aprovações instantâneas quando fazes checkout na tua loja preferida. Tem vindo a registar crescimento ao formar parcerias com os principais players de e-commerce dos Estados Unidos, Shopify, Amazon, Walmart, e Target.
Ainda é uma pequena posição no meu portfólio porque ainda estou a analisar a empresa. Gosto de começar estas posições trial enquando estou a investigar as empresas, de forma a acompanhar os desenvolvimentos.
É uma empresa de data analytics focada em otimizar e melhorar customer journey/experience. Através desta plataforma é possível chegar a recomendações sustentadas por data. Não é esta a única razão pela qual queremos saber de data analytics?
Quanto à FlatexDEGIRO, LMVH, Meta, Euronext, Aercap, Accenture e Novabase vou deixar os comentários para depois desta earnings season, uma vez que espero algumas alterações.
Em suma, mesmo que goste de todas as ações do meu portfolio, acho que estou demasiado diversificado neste momento, podendo tolerar mais risco. Tenho vindo a descobrir os méritos de um portfólio hiperconcentrado.
Em jeito de conclusão, os últimos dias de Janeiro foram uma lufada de ar fresco num mês onde o meu portfólio chegou a estar a perder 10% num dia só. Os fantásticos resultados da Microsoft, um gigante no espaço cloud, pareceram aliviar o mercado e o que levou os investidores a recuperar a sua confiança.
Esta semana vamos ainda ter os earnings report da Amazon AWS. A Google (Cloud) anunciou ontem um growth de 44% YoY, o que confirma as minhas expectativa relativamente a tendência global da adoção da cloud.
Na minha minha watchlist… tenho a Sentinel One e Amplitude.
Se aguentaste até ao final obrigado por leres, desejo a todos um ótimo Fevereiro.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providência aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.