Janeiro 24 | Portfólio
Evolução em termos de holdings e alterações de final do ano que levaram a uma outperformance nos últimos meses de 2023.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
O ano de 2023 acabou por ser um ano acima da média em termos de retornos, mesmo que pareça que foi um pequena consolidação face ao terrível que foi 2022. No final do ano houve uma aceleração acentuada que mandou todas as estimativas bearish por água abaixo. Um gentle reminder que mais vale estar investido do que esperar pelo timing certo. Ninguém sabe o que vai acontecer. Investe hoje, começa já.
Neste post vou falar do meu portfólio, explicar o que tenho feito para aumentar a rentabilidade e vais ainda encontrar:
👉 Alocações atuais (%)
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
É importante relembrar que opto por manter-me 100% investido em ações individuais e ETFs.
Se encontraste valor neste post e ainda não és subscritor do 100Mesada, convido-te a fazê-lo de forma gratuita.
👉 Alocações atuais (%) a 5 de Fevereiro de 2024
Como já explicado, o portfólio é estruturado em 3 partes: ETFs, ações individuais e options. Sendo que os ETFs representam aproximadamente uns 50% da carteira. As options (selling puts) por uma questão de gestão de risco nunca deixo representar mais de 5 a 10% do portfólio do 100M.
Decidi retirar as opções e ETFs das % acima para simplificar visualmente, porque se não as percentagens ficam muito pequenas vs. o valor dos ETFs, e depois parece que nada mexeu, mesmo quando faço alterações. Digam-me nos comentários se é preferível assim ou todos os holdings.
Nos últimos 6 meses tenho embarcado mais e mais pela trade de options por forma a aumentar o meu delta, para já com relativo sucesso, mas ainda estou a aprender assim que ainda não me sinto muito confortável a partilhar com tanto detalhe.
Neste meses estou também a seguir mais empresas, no portfólio tenho 17 holdings vs. 14 a data de 1 de Jan.
👉 Alterações ao portfólio
Continuo com a estratégia de comprar ETFs regularmente. Ainda não o fiz mas quero automatizar o pagamento para a minha conta brokerage na DEGIRO para evitar falhas ou lapsos. Por outras palavras, isso significa que mal receba o salário, uma parte, um valor em % vai diretamente para os meus investimentos.
Devo referir que a DEGIRO é a corretora que uso desde 2018, e por transparência é também onde trabalho.
No que toca a ações individuais. Desde o final do ano passado feito várias alterações para preparar a carteira o melhor que sei, o meu foco tem sido alocar fundos a certos setores que vejo que podem beneficiar de tendências macro-económicas e ai descobrir as melhores empresas.
Esses setores são Data observability, ciber-segurança, inteligência artificial, e-commerce, pagamentos digitais, brokerage e luxo. A grande maioria empresa americanas e de tech.
De forma mais granular e por ordem:
Euronext: Vendi a minha posição a 78.7 e realizei ganhos. Como tinha vendido put options a 80 euros e entendi que iam ser executadas (ou seja tinha de comprar as ações) vendi a totalidade das ações que detinha. Desta forma em vez de ficar overweighted na posição realizei lucros, na que era uma das minhas posições mais antigas. Passados umas semanas fui obrigado a comprar a ação a 80. Os earnings são a 15 de Feveiro.
Reforcei os meus dois ETFs no início do mês de janeiro a 83.84 e 81.80.
Varta: Ao dia 19 de Jan, a terceira sexta feira do mês. Curiosidade, a expiration date das options é sempre na terceira sexta feira do mês. Portanto no dia 19 foram executados 3 contratos nas options que tinha numa empresa chamada Varta que tenho usado para trade de options, é uma empresa alemã que fabrica baterias para os mercados automovel, industria e de consumo global. Não é particularmente uma empresa muito interessante, mas devido as options agora construí uma posição na empresa de %.
Options: Ainda sobre a Varta, uma vez que fiquei com uma posição demasiado grande na Varta vendi call options para colecionar os premiums agora que tenho a ação - é apenas outra estratégia de options para aumentar a rentabilidade do portfólio 100M.
Crowdstrike: Reduzi a minha posição da Crowdstrike para metade, para angariar fundos e porque a ação tinha apreciado bastante nos últimos meses. P.s Isto não significa que eu sei o que vai acontecer ou que acho que a empresa vá ter maus resultados simplesmente decidi alocar os fundos de forma diferente.
Monday: Vendi por completo a Monday.com, com a mesma lógica da CRWD.
Datadog: no mesmo dia reduzi ligeiramente a % Datadog que era a maior posição do portfólio.
Pure Storage: Descobri uma empresa nova no espaço de AI chamada Pure Storage e acabei por iniciar uma posição de 2%. A medida que vou estudando a empresa irei ajustar esta % consoante os earnings e o meu nível de confiança.
Options: No dia 1 de Feb coloquei mais umas options desta vez na FlowTraders e Varta, a última porque a empresa caiu 7 a 8% inexplicavelmente e tomei vantagem disso.
Cloudflare e Datadog: Anteontem vendi um terço da minha posição na Cloudflare e mais um bocado de Datadog
Tesla e Zscaler: Aumentei as duas posições, sendo que a Tesla dobrei a minha posição. O reforço na Zscaler é porque o COO anunciou que saiu da empresa e o mercado reagiu negativamente (sem nexo, na minha opinião) pelo que surgiu uma oportunidade de compra, quando a ação caia uns 7%
Confluent: Iniciei ainda outra mini posição, menos de 1%, numa empresa chamada Confluent, que ainda estou a perceber se faz sentido.
Adyen: Reparei que no último post do portfólio em outubro falei extensivamente da Adyen, onde dei o meu racional de comprar aos subscritores. Espero que alguém que segue o 100M tenha tomado partido para investir e quiçá iniciar/reforçar posição. Estou com uma mais valia de 50% a data de hoje, e tenho boas expectativas para a apresentação de resultados, que são hoje. Aliás, vejo que a esta hora a ação soube uns 14% devido aos earnings.
As alterações que tenho fiz na carteira no final de 2023 garantiram retornos adicionais, a tal outperformance, isto também devido a excelente recuperação que as empresas de tech fizeram no final do ano. As options (selling puts) ainda ampliaram mais esses resultados.
É tudo por hoje. Obrigado por leres, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.
Estava com saudades desta newsletter, Jorge! Obrigada pela análise, também uso a Degiro e queria mesmo começar a automatizar como tu e assim ganho consistência. Se não for incómodo, podes partilhar os dois ETFs nos quais investes mais regularmente?