Maio 24 | Portfólio
Mercado risk-off. Trading durante os earnings, uma nova posição de forma temporária. Nomes em ciber segurança continuam a dar cartas.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Junta-te a mais de 1000 subscritores a quem escrevo e falo sobre dinheiro.
Neste post vou falar do portfólio e aqui vais encontrar:
👉 Alocações atuais (%)
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
Mais uma earnings season fechada, num mercado que parece estar risk-off, em que os investidores procuram ativos mais “estáveis” para alocar o seu capital. A maioria das ações caiu pos-earnings e as cotações ficaram por aí mesmo.
O portfólio 100M teve uma performance mista, com algumas estrelas individuais como a Crowdstrike que YTD (year-to-date) ou em português “ano até à data” está 51% up. Ainda a destacar que ontem a CRWD foi incluída no SP&500 o que naturalmente impulsionou a ação, uns 10%. Pure Storage, uma ação que comprei pela primeira vez este ano a 31 de Janeiro está up 89% YTD, talvez a boleia desta revolução AI que estamos a experienciar. A ZS e DDOG também tiveram um excelente report, com um chamado beat and raise quarter mas foram minimizados pelo mercado, se não fossem as minhas maiores posições estaria a adicionar ações.
Continuo a alocar uma grande parte do portfólio a ciber segurança em nomes como Zscaler, Crowdstrike e Sentinelone.
👉 Alocações atuais (%) a 11 de Junho de 2024
O meu portfólio é estruturado em 3 partes: ETFs, ações individuais e options.
Os ETFs representam aproximadamente 50% da carteira. As options, por uma questão de gestão de risco nunca deixo representar mais de 5 a 10% do portfólio.
As ações ocupam o resto da %, o breakdown aqui:
Riscado ações que já não estão no portfólio.
Para simplificar, decidi retirar as opções e ETFs das percentagens. Visualmente fica mais fácil, ou seja, as percentagens ficavam muito pequenas vs. o valor dos ETFs, e depois parecia que nada mexeu mesmo quando faço alterações.
As variações percentuais podem ser oscilações de preço, ou o facto de comprar e vender na posição, e por isso é que abaixo vais encontrar as compras e vendas.
Os dois ETFs da carteira são:
iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)
Amundi S&P 500 UCITS ETF- EUR (C)
Apenas invisto em ETFs de acumulação (Acc) uma vez que ainda estou numa fase em que não preciso de “uma renda” trimestral para aumentar o rendimento.
Isto e porque a nível fiscal, se optares por um ETF de acumulação os dividendos não são tributados porque simplesmente não são pagos - o que é mais fiscalmente mais eficiente.
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
Entre os earnings e o trabalho estive mais ocupado, assim que este update vai com algum atraso e junta dois meses num só. A condizer com isso, fiz poucas transações.
Vendi toda a minha posição na Meta, sem nenhuma razão especifica para o fazer mas precisava de angariar fundos para um investimento fora dos mercados de capitais. A escolha foi facilitada, face a valorização da empresa no último ano (84% up) e ao atual período de consolidação. Mas continuo a achar que é uma excelente empresa e dada a oportunidade vou voltar a adicionar a ação ao portfólio.
Reforcei, de forma moderada, Datadog após divulgação dos earnings e consequente reação negativa, naquele que foi um beat and raise quarter.
Comprei mais NU holdings. Impossível não estar bullish naquele que é o “Revolut da América do Sul”, que já conta com 100 milhões de clientes e ainda esta presente em tão poucos países (Brasil, México e Colombia). Mais, 83% dos seus clientes são ativos mensalmente o que é bem acima da média da industria.
Outra metrica a ter em consideração é a operational leverage que a empresa goza, a NU tem um custo médio de “servir” estes clientes, atualmente cerca de um dólar, enquanto que o ARPU (average revenue per user) é de 11.4 dólares.
Vendi Alfen. Uma trade completamente falhada pela minha parte. Entrei por via de options, mas a empresa sofreu um período de volatilidade e como não tinha todo convicção para aguentar a posição acabei por vender para o tal investimento fora dos mercados.
Dupliquei a minha posição na Pure Storage. Acho que é uma play underrated, claramente fora do radar de muitos analistas, mas vai ser um nome a beneficiar da explosão AI que estamos a viver. De forma extremamente simplificada a Pure Storage apresenta soluções que podem resolver a questão de todo o espaço necessário a nível de data para a inteligência artificial. Aconselho, este artigo para quem quiser saber mais: https://seekingalpha.com/article/4658951-pure-storage-business-has-gotten-stronger-headlines-mischaracterizes-the-business
Reduzi a minha posição na Crowdstrike para comprar NVIDIA e reforçar Sentinel one. Comprei NVDIA antes do split por uma questão psicológica. Para que aqui seja dito eu não costumo fazer este tipo de transações mas tenho uma teoria para comprovar. Passo a explicar, sempre uma das “FAANG”, ou “the magnificent seven stocks” fez um stock split, à data recente. A ação em causa subiu uns 20-30% adicionais apenas pela liquidez trazida pelos investidores minoritários, aconteceu com a Apple, Tesla e agora espero que com NVDA. Assim, comprei na passada quinta-feira a ação e agora espero que a minha teoria seja posta à prova.
Obrigado por leres, bons investimentos!
Gostaste? Partilha com alguém. Demora 3 segundos e estarias a ajudar-me.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.