Março 2023 | Portfólio
Nova posição no portfólio. Redução da alocação à Euronext e venda de duas mini-posições.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Escrevo este email do aeroporto, assim que vai ser um update muito mais curto que o normal, mas quero manter a consistência mensal na atualização do portfólio.
Num post de um dos investidores que sigo, ele usou o abaixo índice e achei interessante mostrá-lo neste update.
Este índice é uma forma de medir os movimentos do mercado e se as equities estão corretamente apreciadas. Baseia-se na lógica de que o medo excessivo tende a baixar os preços das ações e a ganância ou extrema ganância tende a ter o efeito oposto. Obviamente está longe de ser indicador perfeito nem vou tomar as minhas decisões com base nele mas acaba por ser info adicional.
É uma compilação de sete indicadores diferentes que medem algum aspeto do comportamento do mercado de ações. São eles: momentum do mercado, força do preço das ações, amplitude do preço das ações, opções de compra e venda, procura de títulos não cotados, volatilidade do mercado e procura de portos seguros.
Acho interessante e uma forma adicional de avaliar o sentimento de mercado. Neste momento o mercado está indeciso na direção que deve tomar.
Alocações do portfólio a 4 de Abril de 2023
Março conclui mais uma earnings season e aqui podes encontrar a evolução da carteira ao longo de 2022.
As transações em Março foram as vendas da Bill.com e Microsoft, assim como redução da minha posição da Euronext em cerca de 2%. Do lado das compras a clássica compra mensal no ETF e uma nova posição.
O número de posições no portfólio desceu para 14.
MELI
Nova posição no portfólio. Depois de processar melhor os earnings da Euronext decidi que a minha alocação poderia ser demasiado alta para o meu nível de confiança na empresa o que me levou a vender parte da minha posição. Juntamente com as vendas da Bill.com e Microsoft os fundos foram aplicados na MELI.
A MELI apresentou os seus resultados no dia 23 de Fevereiro. Neste quarter a empresa apresentou excelentes resultados e um belo crescimento. Para quem não conhece a empresa de forma simplista é a Amazon da América Latina.
Tiveram um lucro de 3bi de dólares, um crescimento de 56%. Grande parte deste crescimento ainda vem do eCommerce business, que cresceu 35% sendo que FinTech bussiness line cresceu 80%. A empresa indica que cresceu especialmente nas regiões do Brasil e do México. No total a empresa conta com 96.6M de clientes ativos. A MELI é lucrativa, com uma margem de EBIT de 11,6%. vs 11% no último quarter.
Crowdstrike
Breve comentário ao gigante de Cibersegurança. Os resultados bateram as expectativas por uma margem considerável num quarter em que todas as empresas reviram em baixa a sua guidance. Não me vou alongar, mas isso é um sinal forte ao mercado e um ressalto forte da desilusão do terceiro trimestre para os investidores para o próximo ano fiscal.
E aí está. Enquanto que o mercado continua indeciso na direção a tomar, chegamos a um ponto em que até os investidores mas negativos começam a ver alguma sol ao fundo do túnel, mas um passo de cada vez. E o próximo é, Abril.
Na minha watchlist de ações tenho a Interactive Brokers e Trade Desk.
É tudo por hoje.
Obrigado por leres, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.