Março 24 | Portfólio
A turbulência nos mercados volta, com um misto de emoções neste início do segundo trimestre. Sem alterações na carteira.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Junta-te a quase 1000 subscritores a quem escrevo e falo sobre dinheiro.
Neste post vou falar do portfólio e aqui vais encontrar:
👉 Alocações atuais (%)
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
Nos mercados um dos pontos em destaque foi o IPO de outra rede social - o Reddit.
Um misto de emoções para este início do segundo trimestre, com as ações indecisas na direção a ir. Provavelmente a não descida das taxas de juro estragou a festa.
A turbulência do mercado volta, o mapa de ontem:
👉 Alocações atuais (%) a 2 de Abril de 2024
O meu portfólio é estruturado em 3 partes: ETFs, ações individuais e options.
Os ETFs representam aproximadamente 50% da carteira. As options nunca deixo representar mais de 5 a 10% do portfólio, por uma questão de gestão de risco.
As ações ocupam o resto da %, o breakdown aqui:
Recentemente decidi retirar as opções e ETFs das % acima para simplificar. Isto porque visualmente fica mais fácil, ou seja, as percentagens ficavam muito pequenas vs. o valor dos ETFs, e depois parecia que nada mexeu mesmo quando faço alterações.
As variações percentuais podem ser oscilações de preço, ou o facto de comprar e vender na posição, e por isso é que abaixo vais encontrar as compras e vendas.
Os dois ETFs da carteira são:
iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)
Amundi S&P 500 UCITS ETF- EUR (C)
Apenas invisto em ETFs de acumulação (Acc) uma vez que ainda estou numa fase em que não preciso de “uma renda” trimestral para aumentar o rendimento.
Isto e porque a nível fiscal, se optares por um ETF de acumulação os dividendos não são tributados porque simplesmente não são pagos - o que é mais fiscalmente mais eficiente.
No portfólio tenho 18 holdings. E continuo de olhos posto na Duolingo, Robinhood.
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
Finalmente automatizei o pagamento para a minha conta da DEGIRO, agora sempre que recebo o meu salário sai uma parte diretamente para a minha conta de investimentos. Recomendo fazeres isso com a tua corretora, seja ela qual for, assim pagas-te sempre primeiro a ti.
Devo referir que a DEGIRO é a corretora que uso desde 2018, e por transparência e também onde trabalho.
Ao contrário do mês passado, neste fiz menos de 10 transações. Isto foi o que disse no último update.
No que toca a ações individuais e trade de options fiz aproximadamente 50 trades este mês passado. Eu faço post da maioria das minhas transações no Twitter/X (ou lá como é que a plataforma se chama) em tempo real por isso se queres acompanhar o que faço, dá-me um follow no Twitter/X.
Este mês, todas essas transações foram em options. Venda de puts e venda de calls, maioritariamente na Varta e na HelloFresh.
Como podeste reparar tenho uma posição nova na Alfen e quase que dupliquei a minha % na Varta.
Varta: Mais uma vez foram executados vários puts o que isolou a Varta como a maior ação da carteira. Algo não propositado. Os earnings foram atrasados devido ao um cyberataque à empresa que levou a uma paragem nas suas operações. Como disse ateriormente não tenho confiança na empresa ao ponto de ir para os earnings com uma posição tão grande. Assim que a venda de calls ligeiramente acima/abaixo do meu preço médio de aquisição tem sido a estratégia.
Alfen: nova posição que advém de um dos puts ter sido executado. Em poucas palavras é uma empresa de transição energética que atua em 3 segmentos: 1) EV Charging - carregadores de carros elétricos 2) Smart Grids - painéis solares, turbinas eólicas que são a ligação dos ativos produtores de eletricidade ao consumidor final 3) Energy Storage, - modelos de baterias de armazenamento de energia elétrica
Tinha a empresa debaixo de olho, porque é uma empresa recomendada por um analista que eu sigo. Assim que para aumentar o meu rendimento, há uns meses tinha vendido uns puts sobre a Alfen. Um deles foi executado, o que levou a iniciar esta posição.
Tesla: Ontem caiu 10%. Tem sido um ano duro para os fabricantes de veículos eléctricos com o ambiente recente a não favorecer estas empresas. A procura não tem sido tão forte como a indústria esperava. E acho que os consumidores são afastados pela falta de opções acessíveis (mesmo a empresa tendo baixado os preços) e as elevadas taxas de juro para os custos de financiamento.
Na sessão de ontem a Tesla caiu para mínimo de 52 semanas, com as entregas (de carros) do primeiro trimestre a ficarem abaixo dos níveis do ano passado e das expectativas dos analistas.
Será um bom momento para reforçar, agora que ninguém quer a ação?
Obrigado por leres, bons investimentos!
Gostaste? Partilha com alguém. Demora 3 segundos e estarias a ajudar-me.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.