Outubro 24 | Mudei de corretora
O portfólio 100M está a bater o mercado e uma recomendação de compra de uma ação de luxo.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Junta-te a mais de 1,141 subscritores a quem escrevo e falo sobre dinheiro.
No último post que escrevi a 25 de Junho, disse que ia mudar de broker. Antes de o fazer experimentei diferentes ferramentas para medir a performance mas no final acabei por escolher a simplicidade. E por motivos de simplicidade nada melhor que o próprio broker que usas ser capaz de te dizer se estas a bater o mercado.
Disse ainda que se não conseguisse bater o mercado que ia investir exclusivamente em ETFs, para já esse não é o caso. Vou dar pelo menos um ano a tentativa e vou partilhar aqui a experiência. Quanto a performance atual - já lá vamos.
Desde junho, passaram alguns meses e não foi só o meu broker que mudou. A vida tem estado caótica, mas no bom sentido.
Pedi a minha namorada em casamento, mudamos de país, da Holanda para a Suíça. Compramos uma casa juntos. Mudanças de trabalho, de casas e de broker. Quanto à última - vou usar a DEGIRO para ETFs e a Interactive Brokers para a carteira do 100Mesada (ações).
Gosto muito da plataforma que a DEGIRO oferece, value for money mas eu preciso de saber como está a performance da carteira de ações. No que toca aos ETFs não é tão critico porque faço buy and hold com dollar cost averaging (DCA).
Como podem ver foi no dia 30 de julho que consumei a mudança das ações para a Interactive Brokers.
Começou com o pé esquerdo porque o mercado afundou no início de Agosto. Mas neste momento estou a bater o mercado YTD - o que me deixa feliz e motivado para continuar a fazer stock picking.
A minha performance é 8.37% vs 6.99% do S&P500. Este é o benchmark escolhido a bater daqui para frente.
Porque sei que desse lado queres saber, vou ainda mostrar o portfólio actual. Tenho 15 holdings.
Vou manter este formato da tabela daqui para a frente para ser mais fácil para partilhar mais frequentemente as empresas estou investido - isto é um export direto da IB, posto em Excel.
Para estarmos todos na mesma página:
Unrealized P&L: é o que estou a ganhar/perder em cada posição.
% of Net Liq: é a percentagem alocada do meu portfólio a cada posição.
A maioria das posições não são novas aqui. Adicionei durante o verão Shopify, Robinhood e Four.
Quero acabar este post com uma recomendação de investimento: LVMH.
A LVMH foi uma ação que tinha vendido no meu portfólio da DEGIRO mas por conta das tenções económicas chinesas não recomprei imediatamente como fiz para todas as outras posições. Uma mistura de skill com sorte fez com que conseguisse “apanhar” a ação mais barata.
Ao dia que escrevo este artigo a LVMH está a cotar a 662/ação. E neste ano (YTD) em bolsa a empresa já sofreu um drawdown de cerca de 30%, precisamente hoje a 24,16%. A LVMH está a enfrentar ventos contrários temporários, mas o negócio principal continua igual, apresentando uma excelente oportunidade para comprar acções.
Quem segue o 100M, sabe que sempre fui fã da empresa e que comprei pela primeira quando cotava a cerca de 300 eur em Junho de 2018. Conheço a empresa e considero que está descontada face ao seu real valor.
Com a gestão do Mr. Bernard Arnault e os estímulos económicos chineses para vir a este preço sou comprador. Comprei a ação há um par de dias. E em cima da posição que já construí, irei reforçar caso baixe dos 500 euros.
Algumas métricas que olho a analisar uma empresa, comparando a LVMH com o mercado de luxo. Uma menção para a Hermes que é uma ação fenomenal mas que nunca consegui “apanhá-la barata”.
Como pontos positivos da LVMH destaco:
Crescimente forte e consistente das vendas.
Margens da empresa, só batida pela Hermes no mercado de luxo.
Liderança no mercado e portfólio de marcas (incluindo as icónicas Louis Vuitton, Dior, Fendi, Moët & Chandon, e Hennessy)
Por outro lado:
Flutuações cambiais, principalmente nos mercados asiáticos como a China e Japão.
Concorrência como Hermès e Kering (Gucci, Yves Saint Laurent), que também têm fortes bases de consumidores e estratégias de crescimento.
Certos segmentos do negocio que tem vindo a ser desafiados, como Wine and Spirits e Watches and Jewelry.
Em última análise para quem procura exposição ao setor, a LVMH é uma ação de luxo, com bons fundamentais e uma estratégia sólida de crescimento. Os próximos earnings Q3 são a 15 de Outubro.
Bons investimentos!
Tens alguma questão para mim? Envia-me uma mensagem direta, o substack introduziu esta semana a funcionalidade.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações.
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.
Parabéns pelas etapas da vida pessoal - foram muitas mudanças de facto! Boa sorte!
Parabéns pelo noivado e muita sorte nesta nova aventura na Suíça!
Confesso que para mim é frustrante e estranho como a Degiro ainda não disponibiliza ferramentas de performance. Desde o dia 1 que uso a plataforma, e é a única coisa que posso reclamar, algo que faço questão de mencionar sempre no feedback da aplicação quando é pedido.
Da perspetiva de programação e técnica, parece-me que não seria algo complexo de implementar, até porque basta ler as descrições do "Resumo de Carteira", que ao longo do tempo foram mudando, mas que continuam a ser padronizadas e facilmente lidas. Cheguei inclusive a fazer esse mapeamento das labels num Google Sheets para vários idiomas, de forma a conseguir ler os "Account Statements" em vários idiomas, e isso acabou até por resultar nesta aplicação: https://portfoliodividendtracker.com/en
O facto de trabalhares na Degiro e teres mudado para de corretora assusta-me, porque sinto que talvez não haja perspetivas para que algo seja desenvolvido nesta área. Já agora, de momento uso o SimplePortfolio (https://simpleportfolio.app/) para acompanhar a performance, mas seria ótimo ver uma solução nativa na plataforma.