👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Como muitos outros investidores vamos estando no mercado, mas sem ideias próprias e concretas na nossa cabeça onde qualquer abanão no mercado vai fazer descer o teu nível de convicção sobre os teus ativos. E aqui entre nós, sabemos que é nos bear market que as fortunas são construídas.
Esta newsletter esteve vários meses no forno até ganhar forma.
Finanças pessoais parece ser o tema do momento, e depois do modesto sucesso em formato podcast, gostava de trazer uma nova versão em formato de newsletter - com ideias mais sistematizadas e com outro nível de profundidade.
Neste momento, a melhor maneira de garantir a liberdade financeira, na minha opinião, é através de investimentos no mercado (de ações).
Portanto por aqui vamos falar sobre ações, mais especificamente SaaS (Service as a Software) e Tech companies.
Invisto sensivelmente desde 2018 e nos últimos anos o meu portfólio tem vindo a valorizar. As minhas ideias maturaram, o que explica o relativo sucesso que tenho tido, no entanto quero levar os meus investimentos ao próximo nível e ter mais accountability dos mesmos, por isso quero começar esta newsletter.
Como disse o famoso gestor Peter Drucker “If you can’t measure it, you can’t improve it”, por outras palavras não podes melhorar o que não estás a quantificar.
O que espero ganhar é a clareza que advém da escrita quando organizamos e sistematizamos as nossas ideias neste formato. Neste canto da internet posso reunir toda a minha pesquisa, estratégias e decisões. Adicionalmente, estes updates mensais do portfólio incluem a lista de empresas que detenho, tamanho das minhas posições por nível de confiança e mais importante o racional por trás das minhas decisões.
Além disso, as divagações aqui escritas fazem com que seja responsável pelas minhas decisões - a tal accountability que estava a falar. Por exemplo, vendo hoje a posição A do meu portfólio para comprar B e passado umas semanas B acaba por descer 20% enquanto A valorizou 5%. É crucial que esteja confiante e confortável com esta decisão no curto prazo, mesmo que ação imediata seja adversa. No longo prazo isso faz toda a diferença.
Ao escrever em tempo real não posso enganar-me a mim mesmo, se vai ser uma boa decisão, só o tempo o dirá.
Inevitavelmente vou errar, mas vou aprender com os meus erros. Isso far-me-á um melhor investidor. E ao colocar-me nesta praça pública tu também podes aprender com os meus erros e acompanhar esta jornada - uma oportunidade de todos nos tornarmos melhores.
E aqui estou. Se me seguires, serei honesto, aberto e transparente. Obrigado por leres e bem-vindo a bordo.
Entretanto partilha com os teus amigos!