Quiosque Financeiro 🗞️#12
Motivação para começares. As empresas Portuguesas com melhor dividend yield e os setores do S&P 500 com melhor desempenho.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Como referi na edição número 10 do Quiosque Financeiro o mês de Agosto vai ser patrocinado pelo Borja on Stocks. Isto não representa nenhum custo para o leitor e é bom para mim ao ajudar-me a continuar este trabalho.
O Borja on Stocks é um Serviço de Apoio ao Investidor em Ações. Conta com uma biblioteca de mais de 2.400 análises a ações, em português, e um track record invejável nas cinco bolsas onde recomenda análises.
Um grande obrigado ao patrocinador deste mês, que nós traz de forma exclusiva um Mini-Curso gratuito.
👉 Um Mini-Curso Rápido de Análise de Ações.
De forma 100% gratuita, vai lá conhecer o seu trabalho. Basta clicar no link acima.
São 6 vídeos curtos de cinco minutos onde vais aprender o que são ações, múltiplos, como se calculam certos rácios de avaliação usados por analistas e outras coisas.
O Quiosque Financeiro 🗞️ é uma lista curada e um post semanal no teu email, dos melhores recursos financeiros disponíveis na net que encontrei (ou explorei) nessa semana. À tua disposição para ires aprendendo mais e impressionares os teus amigos.
Sem demoras, a tua dose de conhecimento financeiro da semana em 3 bullet points.
P.s. Importante! Para tirarem maior proveito dos pontos discutidos, ler ou aceder em mais detalhe cliquem nos títulos que estão ‘‘hyperlinkados’’. Todo o conteúdo que está sublinhado tem um link associado.
Exemplo: o meu nome é Jorge e este é o meu Linkedin.
1. Põe o teu ego de lado e começa.
Um post motivational para começar a segunda-feira e esqueceres que este email devia ser enviado ao Domingo. Tenho de trabalhar na consistência.
Apenas começa.
Todos temos receio de começar. A sociedade incute tanto medo em falhar que completamente nos afasta de começar. E sem começar não podes alcançar o que queres, em que forma seja.
Por isso dá próxima vez, lembra-te: Todas as historias começaram pequenas. O importante é começar. E já souberes que as primeiras vezes que tentares vão ser más daí para a frente só podes melhorar.
Na imagem lê-se.
O teu primeiro treino vai ser mau.
O teu primeiro podcast vai ser mau.
O teu primeiro discurso vai ser mau.
O teu primeiro video vai ser mau.
A tua primeira versão de qualquer coisa vai ser má
mas não podes fazer a tua centésima sem fazer a primeira.
Põe o teu ego de lado e começa.
2. Empresas Portuguesas que pagam Dividendos
Há muitas formas de investir e cada um deve escolher a que se adequa mais ao seu estilo. Uma dessas formas é investir com o objetivo de receber dividendos das empresas na carteira. Assim és pago enquanto deténs as empresas na carteira, esses investidores focam-se no dividend yield que é a percentagem do valor do dividendo pago pela empresa em relação ao preço da ação da mesma.
Estes são os melhores dividendos da nossa praça, um post do Helder Pereira Analista Financeiro no Investidor Prudente.
Mas não é muito "Prudente" olhar apenas para a distribuição dos últimos 12 meses. É necessário considerar também a sustentabilidade do dividendo, a consistência, as médias dos últimos 5-10 anos, os dividendos extraordinários, os dividendos em espécie, o potencial de crescimento, entre outros factores quantitativos e qualitativos.
Mas fará sentido investir em empresas pagadoras de dividendos?
Sim!
Há investidores que, tal como Luiz Barsi, procuram primeiro montar uma boa carteira de acções conservadoras que pagam bons dividendos para depois usar esses recursos na compra de empresas mais arriscadas (small caps, empresas em reestruturação, net-nets, deep value stocks, etc.).
Tens alguma na tua carteira?
3. Os setores do S&P 500 com melhor desempenho ao longo do ciclo de negócios
Gostaste? Partilha com alguém. Demora 3 segundos e estarias a ajudar-me.
E, como sempre, não deixes de me dar a tua opinião e feedback directamente no Linkedin ou no Twitter. Qual foi o teu ponto preferido acima dos 3? Tens outras sugestões? Por favor, diz-me.
Vamos falando, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.