Quiosque Financeiro 🗞️#8
Porque não conseguimos comprar casa? Comprar casa é mesmo mau negócio? A taxa de poupança volta a descer em Portugal.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
O Quiosque Financeiro 🗞️ é uma lista curada e um post semanal no teu email, dos melhores recursos financeiros disponíveis na net que encontrei (ou explorei) nessa semana. À tua disposição para ires aprendendo mais e impressionares os teus amigos.
Mais, o 100Mesada já chegou ao Instagram. Segue, para tua motivação financeira em formato visual!
Sem demoras, a tua dose de conhecimento financeiro da semana em 3 bullet points.
P.s. Importante! Para tirarem maior proveito dos pontos discutidos, ler ou aceder em mais detalhe cliquem nos títulos que estão ‘‘hyperlinkados’’. Todo o conteúdo que está sublinhado tem um link associado.
Exemplo: o meu nome é Jorge e este é o meu Linkedin.
1. Comprar casa vale a pena?
Comprar Casa é Mau Investimento! diz Miguel Milhão fundador da Prozis.
Concordas com esta afirmação?
Diz-me a tua opinião nos comentários.
Seja a resposta sim ou não, o video (também disponível em versão podcast) é uma excelente forma de debater e refletir sobre o tema.
Mais, o Miguel e a sua equipa ainda nos presenteiam com um excel detalhado com dados de financiamento, taxas e impostos a pagar, custos e benefícios de comprar vs arrendas, e também pros e contras. Há muito valor neste video!
2. Porque não conseguimos comprar casa?
Já que estamos numa de mobiliário. Sugiro um artigo escrito pelo José Jordão, um colega dos mercados financeiros que também escreve uma newsletter, onde expõe a atualidade económica e financeira com conceitos económicos simples.
Check it out!
3. Taxa de poupança em Portugal desce para 5.9%
A taxa de poupança na Zona Euro é mais do dobro da taxa portuguesa.
Tendo atingindo um pico em meados da pandemia, a taxa de poupança dos portugueses desce para valores mais tímidos. Explicado em parte pelo regresso às vidas “normais”.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os dados mais recentes relativos ao rendimento disponível bruto das famílias e as despesas de consumo. O primeiro aumentou 1.9% no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior.
A despesa de consumo final aumentou 2.6% (3.1% no trimestre anterior), determinando a redução da taxa de poupança para 5.9% (6.5% no trimestre anterior).
Gostaste? Partilha com alguém. Demora 3 segundos e estarias a ajudar-me.
E, como sempre, não deixes de me dar a tua opinião e feedback directamente no Linkedin ou no Twitter. Qual foi o teu ponto preferido acima dos 3? Tens outras sugestões? Por favor, diz-me.
Vamos falando, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.
Muito obrigada por mais uma curadoria!
Estava a ouvir o primeiro vídeo e acho que é muito importante definir o contexto em que se fala. E que nesta coisa dos investimentos é possível fazer ambas as coisas.
Acho que o vídeo mistura dois conceitos. Uma coisa é comprar casa para investimentos, ou seja, para aumentar o nosso património há quem invista em imobiliário - aí, o exercício mostra que os retornos face aos custos não são assim tão bons, dando o exemplo de que Buffet investe em ações e tem mais retorno. Concordo com esta abordagem.
Outro tema é comprar vs arrendar para morar. Tudo bem que comprar pode ser pior, contudo, aqui não estamos só a falar de custos, mas de preferências do consumidor e do tipo de mercado que existe para comprar e arrendar. Sobre o facto de mais de 70% dos portugueses comprarem casa em vez de arrendar tem muito mais a haver do que só baixa literacia financeira. Não sei se com mais literacia financeira o número de arrendamentos subiria, quem sabe.
Sobre o artigo 2, ainda vou ler, pois parece ser muito interessante :)
Sobre o 3 artigo, era interessante explicar o que é a taxa de poupança. Se é uma taxa, é uma relação entre dois valores, quais? (é entre o rendimento bruto das famílias e a despesa de consumo final?) Será que este valor mostra as discrepâncias entre famílias? Dizer que baixou pode ajudar muito pouco a perceber a realidade.
Boa semana!