Janeiro 25 | Portfólio
Janeiro forte apesar das preocupações do mercado em relação às tarifas e à DeepSeek.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo(a) a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira em Portugal e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir. Partilho o meu portfólio regularmente. Invisto desde 2018.
Junta-te a mais de 1200 subscritores a quem escrevo e falo sobre dinheiro.
Em primeiro lugar, quero agradecer ao subscritor Luis Bruno pela correção no post anterior. Não estava a comparar maças a maças e por isso pensei que bati o mercado, quando na verdade não. Tive o mesmo retorno que o mercado. Fui induzido em erro pelo dashboard inicial da Interactive Brokers. Este:
Aqui pelo 100 Mesada é sobre partilhar a jornada financeira e estou aqui para aprender. Foi isso mesmo que aconteceu ao expor as minhas ideias publicamente. Prefiro ser accountable. Imagina estar a pensar que bati o mercado durante meses, anos ou décadas só para depois perceber que estava errado. Este, foi um erro barato.
O erro foi de não estar a comparar macas a macas naquele primeiro gráfico. Isto porque o SP500 estava em dólares e o meu portfólio em euros. Significando isto que não estava a ter em conta o retorno cambial do EUR/USD que neste caso foi benéfico a minha performance, mas que também podia ser negativo.
Situação corrigida e vou passar a partilhar o portfólio contra ambos benchmarks, SP500 em dólares e a sugestão do Luis que é o SP500 hedged em euros.
Depois de uma semana longa para quem investe. Em que a história da DeepSeek agitou as acções durante a maior parte da semana. E, na sexta-feira passada surgiram ameaças ou promessas sobre tarifas. Ontem, segunda feira os mercados jorraram sangue, ao que alguns até apelidaram outra vez de black monday. Parece haver uma grande confusão quanto ao que poderá acontecer e quando.
Apesar de tudo o que está a acontecer, a carteira teve um mês de janeiro forte e conseguiu obter um retorno positivo na semana passada, apesar das preocupações do mercado em relação às tarifas e também em relação à DeepSeek. No final, os investidores acabaram por decidir, como deviam, que a concorrência para baixar os custos e melhorar o desempenho dos modelos de AI é uma coisa boa e não uma coisa má para a maioria dos casos.
O ano começou bem, a performance YTD é de 13.67%. A performance do IVV que é o SP500 em dólares, está em 2.04% enquanto que o SXR8 SP500 em euros está a 2.23%.
👉 Alocações atuais (%) a 4 de Fevereiro de 2025
👉 Alterações ao portfólio (compras e vendas)
A única mudança que fiz este mes foi ter reduzido a minha posição na Robinhood HOOD 0.00%↑ em função da estratégia de risco que tenho para a carteira, conforme comentei aqui:
A posição já representava mais de 15% do meu portfólio, assim que reduzi a mesma em 20%. Ainda assim é a minha maior posição.
Continuo com 15 holdings. Já apresentaram resultados a LVMH a 28 Janeiro e ASML Meta e Tesla a 29 Janeiro.
Bons investimentos!
Tens alguma questão para mim? Envia-me uma mensagem direta, o substack introduziu esta semana a funcionalidade.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações.
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.