Se não se pode mensurar, não se pode melhorar.
Qual a melhor direção como investidor? Vale a pena alocar tanto dinheiro e tempo em busca de uma potencial outperformance?
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Junta-te a mais de 1047 subscritores a quem escrevo e falo sobre dinheiro.
“If you can’t measure it you can’t improve it.”
Peter drucker
Qual é a melhor direção como investidor? Vale a pena alocar tanto dinheiro e tempo em busca de uma potencial outperformance?
Não existe forma de melhorar o que não conseguimos mensurar. E por isso decidi tornar público um teste que vou fazer ao portfólio. Consigo com o portfolio do 100Mesada bater os índices e benchmark?
Um passo antes disso. Invisto há mais de seis anos sempre com o mesmo broker. A DEGIRO foi a minha primeira e única corretora. Acompanho, de perto, outros brokers devido a natureza do meu trabalho. Desde 2021 trabalho para a DEGIRO onde tenho tido contacto com milhares de clientes, mais de 2.7 milhões para ser exato, todos com estratégias muito distintas no que toca a gestão do seu dinheiro.
Os investidores institucionais apelidam os investidores de retalho, estes 2.7 milhões na DEGIRO e muitos outros como eu e tu de “Dumb Money” e eles “Smart Money”.
P.s para quem gosta destes temas recomendo o filme Dumb Money. Divertido e explica o que aconteceu com a GME.
Voltando. Eu gosto de dividir estes investidores de retalho de acordo com as suas principais motivações no momento de investir:
Investidor FOMO ou “fear of missing out”, também associado ao investimento de forma social e ao sentimento de pertence. As suas decisões muitas vezes estão associadas ao que os outros no seu núcleo de amigos estão a fazer.
Investidor Long-Term ou FIRE “financial independence retire early” que investem muito a longo prazo, muitas vezes com o objetivo de se reformar com tranquilidade financeira ou até mais cedo. E possivelmente atingir uma forma de independência financeira.
Investidor Entusiasta ou de ganhos rápidos/dinheiro fácil, disposto a aceitar riscos em troca de um retorno superior. Procura investir pela emoção de investir, aquele “gut feeling” ou de acertar na próxima big thing.
Investidor Dedicado a criação activa de riqueza, usa o mercado como uma principal fonte de rendimento (e.g traders profissionais ou pessoas ativamente dedicadas aos mercados) tenta perceber as dinâmicas do mercado e espera com isso fazer melhores decisões. Faz a sua própria research e busca outperformance.
Ao trabalhar na DEGIRO, dos 2.7 milhões de clientes, todos têm motivações e objetivos diferentes para a sua carteira e dinheiro.
Apesar de todos sermos um pouco de todos estes investidores, eu acho que todos temos um pouco de FOMO dentro de nós. Investir está muito relacionado com a psicologia do dinheiro e comportamentos de rebanho. Mas pessoalmente, diria que estou dividido entre Investidor Long-Term e Investidor Dedicado.
Acho que a minha persona de investidor está entre uma forma independência financeira e criação de riqueza ativa, portanto Long-Term e Dedicado. Onde a última significa que faço mais transações do que a média dos investidores. Gosto também de analisar as empresas onde invisto e dedico tempo ao ofício e tenho gosto em partilhar a minha experiência com os outros - daí o 100Mesada.
Destes 4 tipos de investidores: Investidor FOMO, Investidor Long-Term, Investidor Entusiasta e Investidor Dedicado. Onde dirias que te encontras?
E se Tempo é dinheiro quando acima aludi que gasto muito tempo nas análises de empresas onde coloco o meu dinheiro, o próximo passo seria primar mais pela minha performance. Como medir a performance dos meus investimentos?
Quem usa a DEGIRO sabe que tens “apenas” o valor total da carteira como indicador da tua performance. Na última linha de forma simplista existem dois números de profit and losses (P/L) um para o P/L diário e outro para o P/L total. O último número a direita mostra os ganhos/perdas desde a criação da tua conta.
Como todos, já tive diferentes números verdes ou vermelhos consoante a altura do mercado. No crash do covid o número vermelho era assustador, mas mantive a calma e continuei o meu caminho a longo prazo.
Mas falta saber se eu tivesse alocado todo o meu capital a ETFs como seria a minha performance? Seria esse número melhor ou pior? E se só investisse em ações ou noutras ações das quais tenho agora?
Assim este número fica curto, e é um reflexo muito pouco preciso da minha performance vs o mercado.
Aproximadamente diria que gasto mais de 500 euros por ano entre subscrições de analistas, ferramentas e outros. Vale mesmo a pena continuar a pagar isto? É este o preço? Mas será que é mesmo uma outperformance?
Todas estas perguntas são difíceis de responder apenas com o número geral total de P/L da DEGIRO.
Existem muitas ferramentas que permitem calcular a tua performance fora do teu broker. Umas mais fáceis que outras e eu estou a averiguar se faz sentido usar uma. O Google Finance, que me pareceu bem completo e com uns visuais muito simplistas. A título de exemplo, deixo a performance do meu portfolio YTD (deste ano a data de hoje) se tivesse apenas uma ação por empresa.
Felizmente não é esta a performance que tenho, este resultado seria desastroso 😂
Primeiro, não tenho só uma ação de cada empresa, o que levaria a desiquilibrar a carteira para as ações com uma cotação maior já que teriam um maior peso na alocação.
Segundo porque não comprei todas as ações a 1 de Janeiro e fui fazendo alterações mediante a performance das empresas. A LVMH está na carteira desde 2018.
Mas o exercício faz sentido para perceber o porque deste ponto de inflexão. É preciso saber a performance com maior detalhe.
Assim, nos últimos meses tenho reflectido, se vale a pena investir por mim mesmo ou ETF and chill?
Isto é, se faz sentido ter ações individuais. Se faz sentido dedicar tempo em busca de bater os índices de mercado. É algo que me apaixona: vasculhar o (fin)twitter, pesquisar sobre novas empresas, entender a sua estratégia e ouvir os earnings reports.
É uma sensação gratificante quando o mercado valida a tua teoria sobre uma empresa. Mas também há vezes que isso não se concretiza.
E aqui, nesta newsletter onde o autor “vai nu”. Onde partilho o meu caminho como investidor, esta é a questão com a qual me tenho debatido em busca de ser um melhor investidor.
Assim, encontro-me num ponto de inflexão, onde sinto a necessidade de reavaliar a minha escolha de procurar a outperformance. E se faz sentido.
Tudo isto para dizer:
Em suma, nos próximos meses vou partilhar a forma que escolhi para medir a performance nas ações individuais.
Este é o próximo passo para evoluir como investidor. Se vir que estou melhor com ETFs a 100% esse será o próximo passo a tomar.
Bons investimentos!
Tens alguma questão para mim? Envia-me uma mensagem direta, o substack introduziu esta semana a funcionalidade.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas
Olá @jorgecordeiro, boa noite.
Parabéns pelo texto, gostei muito de o ler.
Porque me reconheci em algumas das tuas dúvidas, preparava-me para escrever aqui um pouco da minha história de investimento, mas... creio que o artigo que acabo de publicar (https://www.sergioaraujo.pt/p/rentabilidade-actual-das-minhas-carteiras) responde pelo menos a:
1. Investimento activo vs passivo
2. Como rastrear a rentabilidade do portefólio.
Abraço,
S.
Obrigado pelo artigo!