5 Comentários

Olá Jorge,

Mas não achas que falta o fundo de emergência (que é “poupar”), antes de investir?

Investir sem fundo de emergência é mais arriscado, não?

Já agora, para mim, a melhor opção para o fundo de emergência são os certificados de aforro, concordas?

Obrigado pelo artigo!

Expand full comment

Olá VS,

Na minha opinião o fundo de emergência é um conceito muito individual. No sentido em que depende muito da tua idade, risco, fase da vida em que te encontras, se tens créditos ou dependentes. Já falei com pessoas que tinham 6 salários mensais, outras 3, uma minoria apenas 1 salário. Outros deixam tudo na conta à ordem 😅

Pessoalmente, agora, tenho apenas um mês, mas já tive 0 porque considero investimentos em ações muito liquido. Imagina, se precisasse do dinheiro para amanhã conseguia vender alguma ação. Não aconselho esta prática, mas foi o que fiz durante um par de anos porque queria era maximizar o meu dinheiro para investir.

Agora, com dependentes ou crédito acho uma ótima ideia ter uns 3 a 6 meses de salários - essa é a rule of thumb nas finanças pessoais!

Sim! Acho que os certificados de aforro são uma ótima opção para o fundo de emergência. Investimento muito líquido, fácil levantar, e (à partida) de capital garantido.

Obrigado eu por leres e pelo comentário!

Expand full comment

É realmente importante ajudar os portugueses a investirem. Já falei com algumas pessoas com milhares de euros na conta a ordem, e com zero investimentos. Nem PPRs anuais para obter benefícios no IRS, nem um certificado de aforro. Se o fundo de emergência já está completo, é pensar no próximo projeto (posso querer comprar um carro ou ir de viagem e posso começar a poupar uma percentagem todos os meses) e o restante deve-se investir. Longe da vista, não o gasto.

Expand full comment

Sem dúvida. A última frase é especialmente verdade para mim, mal recebo faço logo as minhas alocações para nem "ver" o dinheiro.

Talvez extremista para alguns, mas resulta para mim.

P.S envia essas pessoas para o 100Mesada, pode ser que comecem a mudar de opinião, investir é uma necessidade básica para preservar o valor do dinheiro.

Expand full comment

Boa ideia!

Expand full comment