6 Comentários

"Portugal está menos confortável na compra de produtos financeiros como ações, obrigações, ETFs mas acima em produtos crypto. O que não aparenta condizer que o o perfil conservador de risco do Português."

Mas condiz com o nível de literacia financeira do português ;)

Expand full comment
author

Gostei dessa Investidor Frugal!

Presumo então que não tens uma pequena parte do teu portfolio alocado a crypto? Tipo máximo 5%?

Expand full comment

Tenho 0% e é o que recomendo, mas não sou radical. Se alguém alocar 1% ou 2% não acho mal. Mesmo que corra mal, o estrago está muito limitado.

Expand full comment
author

É isso! Temos a mesma opinião, eu acho que até 5% pode fazer sentido porque pode haver um upside muito alto. É uma questão de risco\recompensa.

Expand full comment

Excelente análise do relatório - e super interessante que o país onde vives está em primeiro e o país da tua nacionalidade está em último. Dá-te uma perspectiva única das diferenças entre as culturas. Porque acho que é isso que se resume a literacia financeira - às culturas de cada país. Se houver um maior investimento na educação e no conhecimento financeiro, iria tanta coisa mudar em Portugal. E a mudança dá muito trabalho.

Expand full comment
author

Verdade, também achei curioso essa particularidade e adicionalmente o facto de trabalhar para um banco de investimento, leia-se a DEGIRO faz com que fale com muitos investidores de diferentes países. Nessas conversas há uma clara diferença entre países sulistas e o resto da Europa. E assim nasce o 100Mesada para ajudar nessa missão de mudança!

Expand full comment