Quiosque Financeiro 🗞️#4
CEO explica a magia do juro composto, Portugal ultrapassado por 8 economias e como acompanho as empresas da minha carteira.
👋 Olá, o meu nome é Jorge. Bem-vindo a mais uma edição da minha newsletter. Tenho como objetivo acelerar a literacia financeira e ajudar a ‘descomplicar’ o conceito de investir, em Portugal. Invisto desde 2018.
Para quem é novo/a por aqui: O Quiosque Financeiro 🗞️ é uma lista curada e um post semanal no teu email, dos melhores recursos financeiros disponíveis na net que encontrei (ou explorei) nessa semana. À tua disposição para ires aprendendo mais e impressionares os teus amigos.
Mais, o 100Mesada já chegou ao Instagram, dá uma vista de olhos para a tua motivação financeira em formato visual.
As férias impediram-me de publicar nas últimas duas semanas mas, agora, sem mais demoras.. A tua dose de conhecimento financeiro da semana em 3 bullet points.
1. Correlação entre o desenvolvimento económico e as cargas fiscais
Artigo do ECO em colaboração com o Instituto Mais Liberdade.
Nas últimas 2 décadas, Portugal foi alcançado por 8 economias da UE. 🇸🇮 Eslovénia em 2003, 🇲🇹 Malta em 2003 e novamente em 2009, 🇨🇿 Chéquia em 2007, 🇪🇪 Estónia em 2014, 🇱🇹 Lituânia em 2017, 🇵🇱 Polónia em 2020, 🇭🇺 Hungria em 2021 e, finalmente, 🇷🇴 Roménia em 2022.
Estes países apresentam diferentes modelos de desenvolvimento económico e as suas economias são muito distintas, no entanto há algo em comum a quase todos estes países: baixas cargas fiscais. Ao contrário de Portugal, que apresenta uma elevada carga fiscal sobre as empresas e sobre os rendimentos.
Relativamente à taxação das empresas, a taxa efetiva de IRC era, em 2021, de 25,1% em Portugal. Excetuando Malta (28,4%), os restantes países têm todos taxas efetivas de IRC muito inferiores, abaixo de 19%. No que toca aos rendimentos individuais, Portugal apresenta uma taxa efetiva de IRS de 17,1% sobre o rendimento médio (indivíduos solteiros sem filhos) e também é apenas superado por 1 país: a Lituânia (17,6%). Na Polónia, na Roménia e na Chéquia a taxa efetiva de IRS sobre o rendimento médio fica abaixo dos 10%.
Portugal é, entre estes países, o único que apresenta, em simultâneo, uma elevada carga fiscal sobre as empresas e sobre os rendimentos individuais. E é também o país com menor ritmo de crescimento do PIB real per capita entre 2002 e 2022 (0,8%/ano), muito distante de países como a Lituânia (4,6%), a Roménia (4,3%) ou a Polónia (4,0%). O 2.º país que menos cresceu neste período foi a Eslovénia (2,1%), ainda assim mais do dobro do crescimento médio anual português.
2. A Magia do Juro Composto (2 min video)
A magia do Juro Composto explicado pela Emilia O. Vieira, CEO da Casa de Investimentos. O juro composto é a capacidade para maximizar o potencial de retornos ao longo do tempo.
Quanto mais tempo der ao juro composto para capitalizar ganhos, maior será o potencial para aumentar a riqueza.
Se quiseres ler mais sobre o tema aproveito e deixo um artigo meu sobre investir passivamente.
3. Quartr
Porque uma das subscritoras me perguntou como é que eu faço o acompanhamento das ações na minha carteira, achei que seria interessante partilhar.
Quartr é umas das app que uso para manter-me a par das minhas empresas, especialmente em earnings season.
Podes escolher as tuas empresas, acompanhar quem vai reportar numa determinada semana, ouvir earnings calls, ver apresentações, ler transcrições, etc.
A melhor parte? A versão mobile é grátis. Abaixo uns prints do meu telemóvel para veres como é. Recomendo muito!
Adicionalmente, podes sempre complementar esta edição do Quiosque Financeiro com outros artigos, como este que escrevi no início do ano, ou porque considero que Investir é melhor que poupar.
Gostaste? Partilha com alguém. Demora 3 segundos e estarias a ajudar-me.
E, como sempre, não deixes de me dar a tua opinião e feedback directamente no Linkedin ou no Twitter. Qual foi o teu ponto preferido acima dos 3? Tens outras sugestões? Por favor, diz-me.
Vamos falando, bons investimentos!
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.