Muitas coisas que fazemos são simples mas difíceis. Variados exemplos disto incluem aprender o ABC de uma língua nova vs. dominar a mesma. É treinar de vez em quando vs. seguir um plano consistente para obter os resultados que queres. É comer uma refeição saudável uma vez ou durante várias semanas ao ponto de conseguirmos ver resultados tangíveis. É ser consistente em no teu projeto pessoal, por exemplo quero começar um canal de YT e fazer um video ocasionalmente ou seguir uma consistência que tinhas definido. Simples mas difícil.
Há uma citação que adoro, é assim.
“We are what we repeatedly do. Excellence then, is not an act but an habit”
- Aristotle
Somos a repetição das nossas ações.
Hoje, quero trazer 5 princípios para seres um investidor melhor. Que vão ajudar-te a investir melhor a longo prazo. Uns podem ser mais óbvios que outros.
1. Não gastes mais do que ganhas.
Parece obvio mas se há uma regra que deves conhecer no investimento, é esta — Não importa o quanto optimizes os teus investimentos e maximizes os teus retornos, nada importa se gastares mais do que ganhas.
Deves sempre viver abaixo dos teus meios e estar atento a como gastas o teu dinheiro. A tua taxa de poupança é o indicador mais capaz de te dizer se estás no bom caminho.Escrevi mais sobre isto aqui:
Se gastares 100% do que ganhas, então nunca te vais reformar. O tempo que vais trabalhar antes de te reformares está intrinsecamente relacionado com a taxa de poupança. Se poupares apenas 10% do teu salário no final do mês, terás de trabalhar 51 anos até à tua reforma. Se aumentares a taxa de poupança para 25%, podes terminar em 32 anos, e por aí em diante. É por isso que poupar (e investir) é tão importante.
2. Vais viver mais tempo do que pensas, não faças as contas a justa.
A esperança média de vida continua a subir no mundo e em Portugal, é o que experts dizem ser uma megatrend da nossa geração. Estamos a viver cada mais vez mais devido aos avanços na tecnológicos na medicina, dados mostram que os Portugueses podem agora esperar viver até aos 84,75 anos.
A esperança média de vida aos 65 anos está agora estimada em 19,75 anos, significa que a perspectiva de vida desta população é de viver, em média, até aos 84,75 anos. Até 2090, espera-se que suba para os 89 anos.
Portanto, se te reformares um pouco antes aos 60, deves planear o teu portfólio de forma a que possa durar facilmente mais de 30 anos.
3. Mantém-te investido, ignora o ruído
Quem espera sempre alcança.
O mercado vai sempre ter um mau dia, semana mês ou até ano, a historia diz que os investidores quando investem a longo prazo são recompensados com probabilidades inferiores de perdas.
Há imenso ruído no mercado. há sempre uma razão para vender, só depois para re-comprar mais caro a grande maioria das vezes. O gráfico abaixo é um bom lembrete de todas as vezes que podias vendido. Ignora e mantém-te investido.
No artigo, “O impacto de estar fora do mercado” falo das consequências.
O gráfico seguinte da JP Morgan, mostra o que acontece se em 20 anos falhares os melhores 10 dias do mercado, que são impossíveis de prever. Perderias mais de 4% do teu retorno anual.
4. Investe de forma diversificada
O ditado de não colocar todos os ovos na mesma cesta aplica-se a 100% para os investimentos. É fácil subvalorizar os riscos quando a recompensa está alta e estás a ganhar.
A diversificação serve o seu propósito. Nos últimos anos os mercados têm sido voláteis com inúmeros acontecimentos desde conflitos geopolíticos, pandemia global e crashs. Ainda assim, o “cash” foi o pior ativo durante este tempo, por outras palavras aqueles que tem todo o seu património na conta à ordem, viram o seu poder de compra diminuir e os seus retornos cair.
5. As fees da tua corretora interessam.
Esmiuça extensivamente as comissões, que pagas ao teu banco e ao teu broker. Desde custos de custódia, fees de inactividade, subscrições, custos de levantamento, etc, etc. Lé as letras pequeninas.
Como é que as comissões da tua corretora afetam os teus investimentos.
Até a bem pouco tempo as comissões tomavam uma ponderação muito maior porém com a introdução dos broker low cost e os neo brokers o panorama mudou e os bancos tiveram que acompanhar as descidas de preços ou ver os clientes a sair. Mas ainda assim é importante ter as fees em consideração.
Juntando tudo.
Em suma, para seres um melhor investidor só precisas de:
Gastar menos do que ganhas
Planear para uma reforma longa
Mantém-te investido, ignora o ruído. Mantém o foco
Investe em diversos ativos
Optimiza as comissões
Cada um destes princípios para investir a longo prazo é vital. E são mais fortes quando usados em conjunto.
Um dos maiores inimigos do investidor é provavelmente ele mesmo, especialmente em temos de alta volatilidade. Assim garantir que segues um conjunto de princípios pode ser fulcral.
É tudo por hoje. Obrigado por leres, bons investimentos!
p.s Tens alguma questão para mim? Envia-me uma mensagem direta, o substack introduziu esta semana a funcionalidade.
Disclaimer
Aqui vais encontrar informação e opiniões do autor, o que não vais encontrar é aconselhamento individual nem recomendações
Todas as informações, opiniões, racionais, análises e outros conteúdos são partilhados de forma livre e informativa.
Esta newsletter é para os investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento. Não sendo analista financeiro o autor não providencia aconselhamento individual nem recomendações de investimentos.
Adicionalmente é importante tomar as próprias decisões e verificares por ti mesmo, de forma independente, os factos e dados apresentados, apesar da informação aqui constatada ser obtida de fontes que acredito serem fidedignas.
Excelente resumo para não esquecer os fundamentais
Bom artigo!